Atualização GeoLite2 e GeoIP no Mautic

eu não consegui entender muito bem os comandos ssh poque no meu nao consigo acessar este comandos para acessar esta pastas www

Executando Script GeoIpUpdate manualmente

sudo -u daemon geoipupdate -f /etc/GeoIP.conf -d /var/www/endereçoDeSuaPasta/app/cache/ip_data -v

Por último, vamos dar permição ao arquivo para que o Mautic possa le-lo.

chmod -R 777 /var/www/endereçoDeSuaPasta/app/cache/ip_data

Feito! Banco de dados atualizado.

O banco de dados da MaxMid atualiza todo mês. Para que não tenhamos trabalho de ficar executando esse processo, vamos adicionar este no cron da hospedagem. Conhecido também como Crontab.

Procure uma linha existente com o comando antigo para atualizar o banco de dados, deve ser algo como isto:

11 3 * * * php /var/www/endereçoDeSuaPasta/app/console mautic:iplookup:download

Remova essa linha, pois senão ao ser executado, apagará o banco de dados do GeoLite2. Adicione a seguinte linha:

11 3 * * * sudo -u daemon geoipupdate -f /etc/GeoIP.conf -d /var/www/endereçoDeSuaPasta/app/cache/ip_data

Com esse cron, fará que o banco seja atualizado automaticamente, todos os dias às 3:11 da manhã. Você poderá modificar esse cron deixando para que rode somente uma vez no mês.

A partir de agora, você não deve clicar no botão “Atualizar banco de dados” dentro do painel do Mautic. Caso o faça, o banco será apagado e todo o serviço de atualização apagado.

Não tenho Acesso aos comandos SUDO. O que fazer?

Caso ocorra de sua hospedagem/servidor, não disponibilizar acesso para rodar os comandos como explicados acima, siga esses passos:

  1. Você precisará criar uma conta na MaxMind para baixar o banco de dados
  2. Obter uma chave da GeoIp
  3. Criar um arquivo de configuração no seu home (GeoIP.conf) para ser colocada no FTP, dentro da pasta de sua hospedagem.
  4. Solicitar a sua hospedagem que lhe disponibilize o comando “geoipupdate”
  5. Configurar um cronjob para executar as atualizações, com o comando:

geoipupdate -f /home//GeoIP.conf -d /home///app/cache/ip_data

Por onde chegou nessas informações?
Não lembro de ter instruído isso nos cursos.

pesquisando… vc nao deu nos curso so que atualização automatica no mautic nao esta funcionando e fui buscar esta informaçoes… estão erradas?

Está errado sim.
Da pra usar mas precisa adaptar as configurações que utilizamos.

Mas não precisa nada disso. É muito mais simples.
Apenas cria uma conta em: https://www.maxmind.com/en/home
Acessa a conta, cria uma key e insere a key no campo da imagem.

Depois deve sim clicar no botão.

Isso não tem relação com atualização automática.
É apenas o rastreamento por GeoIp dos leads.
Teve algumas mudanças depois de gravação do curso devido as novas leis e politicas de proteção de dados.

top…ai sim brigado… isso me ajuda muito saber de onde sao os leads

1 curtida

deu certo :slight_smile:

Olá Gabriel,
Fiquei com uma dúvida sobre “Firewall e bloqueio por geo-ip” Na aula do cloud flare, fizemos este bloqueio do nosso dominio principal pelo cloud flare. Mesmo assím estes passos são necessários?
O meu dominio principal é :goolegratis.com e a instalação do mautic , está no mautic.googlegratis.com.

Obrigado.

Para o Mautic sim.
Neste caso o objetivo é rastrear os leads pela função de Geo IP do Mautic e não bloquear tráfego para aprimorar segurança como é o caso do CloudFlare.

Ok, certo, então posso fazer todos os passos da aula.

Sim. Pode seguir a aula.

@prosperidade7
Peço por gentileza que abra um novo tópico sobre essa questão do recapcha.
Já me perdi neste tópico algumas vezes pois você está postando em um tópico que não tem relação com sua dúvida.

Abra um novo tópico com mais detalhes e prints das pastas.
Vou apagar suas perguntas aqui pois realmente quero manter essa comunidade o mais organizada possível.

Opa, desculpe vou fazer isso

1 curtida

Obrigado.
Eu cheguei a lhe responder errado neste tópico por que me confundi.

Gabriel, beleza?

Após seguir o que você pediu para fazer tive o retorno no mautic conforme o print.
Gostaria de saber, como proceder a partir daí.

Obrigado.

problema-geo

Deveria ter funcionado corretamente.
Tenta novamente mais tarde. Acredito que é um erro de conexão temporário.

Obrigado, vou ver registar-me e inserir a key…

Ocorreu o mesmo comigo. O que eu fiz? Salvei primeiro as modificações de Configuração com a License Key já inserida no campo “Autenticação de serviço de pesquisa de IP”. Só depois de salvar é que apertei no botão “Trazer IP do Banco de Dados” e…

Sucesso!

Deu certo!

1 curtida

Ainda não usei.
Mas acredito que está OK sim,
Apenas edita e imagem e esconde sua key.

Caso não funcione faz um teste com o Geo City

Essa key precisa ser a mesma que foi usada para o firewall no servidor ou pode/deve ser uma nova key? Porque eu tive o mesmo problema de um colega em outro tópico que ao clicar no botão “trazer IP do banco de dados” eu recebo a mensagem “Automatically fetching IP lookup data failed.”.