Amazon SES: Marketing ou Transacional, depende!

Olá, não se trata de uma dúvida, mas de uma colaboração com a Comunidade Gerenciando Web.

Eu já ia trazer isso como dúvida, mas como pesquisei e achei a resposta na própria ajuda da Amazon SES, acredito que possa ajudar outros nesse dilema: escolher “Marketing” ou “Transacional”.

Eu tinha a seguinte dúvida: se no meu projeto (EAD) preciso dos 2, afinal, preciso enviar campanhas no Mautic e, também, preciso enviar os acessos aos alunos da minha área de membros, fiquei pensando, crio duas instâncias do AWS SES, uma para o Marketing e outra para o Transacional, ou crio apenas uma (em São Paulo, por exemplo) para usar em ambas as situações?

Pesquisando (mas já quase desistindo de achar) na ajuda da AWS SES, descobri que se ambas as situações conflitam (preciso para as duas atividades), posso usar uma única instância, escolhendo como opção aquela atividade que vai gerar mais envios, ou seja, a que será preponderante no meu uso da ferramenta SMTP.

Bom, numa situação de EAD (infoproduto), em que certamente terei muito mais envio de campanhas no Mautic do que de entrega de dados de acesso, me pareceu claro escolher a opção “Marketing”, pois é esta a maior destinação dos meu envios.

Mas se sua área de membros for no formato de Comunidade, como é o caso aqui mesmo do Gerenciando Web, aí iria medir o volume de interações. Se estivesse apenas começando, acho que eu iria de Marketing e, conforme o volume de interações fosse crescendo, pensaria em outra instância com a opção Transacional. Mas nesse caso, se o Gabriel quiser interagir com a opinião dele, ninguém melhor para nos explicar, certamente.

Mas espero que esse post possa colaborar com você que está em dúvida.

Lembrando que isso se trata apenas do envio de emails. Para a troca de mensagens normais de email e para o suporte, precisamos ter, além do Amazon SES, uma caixa de entrada configurada em serviços como o do Google Workspaces e/ou ferramentas de suporte, como a Freshdesk.

Espero ter colaborado.

Indiferente se escolher Marketing ou Transacional. O volume e velocidade de envio que eles vão liberar será o mesmo.
Eu uso a opção que faz mais sentido na descrição do meu pedido de liberação levendo em conta os sites que incluo no pedido.
Se o site é um projeto que faz mais sentido ter envios transacionais opto por transacional.
Se é um site que faz mais sentido ter campanhas de marketing opto por marketing.