Alias do GSuite envia emails?

Os aliases criados no GSuite enviam email? Na sua lição, Gabriel, vi bem como funcionam, mas não vi você enviando ou respondendo email com uma alias.
No seu caso, você optou por usar apenas email principal para enviar, mas pensa em serviços direfentes, por exemplo empreendedor MEI que possue um EAD, uma loja que vende livros e outras que venda brindes, camisetas etc. E o dono quer responder com três emails diferentes (no mesmo dominio ou até com 3 dominios diferentes), mas não quer pagar por 3 usuários.

  1. Poderia então criar 2 aliases de mesmo dominio (fora outros) e responder com eles e com o email principal?
  2. Poderia incluir novos dominios ao dominio principal da conta e criar aliases com esses dominios que cairam em caixas de etiquecas conforme foi mostrado e que pudessem ser usado para responder ou enviar mensagens?

    Ou seja, teríamos algo pareceido ao CPANEL (mas mais fácil de administrar) numa única conta com o GSUIte.

Infelizmente não enviam.
O Gsuite apenas você pode utilizar o que mostrei como forma de organizar os emails.
Mas para enviar precisa criar os usuários separados no Gsuite e o custo fica elevado.

Configurar serviços de email em VPS é bem complexo.
Para essa finalidade não é indicado usar VPS.
O que posso recomendar é contratar um plano HostGator por exemplo e manter os emails por lá mesmo.
Usa VPS apenas para hospedar os sites.
Neste caso também pode usar o SMT da hospedagem compartilhada para enviar os emails do sites.
Isso claro, se a Hospedagem oferecer SMTP de qualidade.

1 curtida

E compra da licença do Cpanel e do WHM para instalar num servidor da Digital Ocean? Funcionaria bem? A DO restringe envio de emails em massa com o Mautic, pelo que sei, mas restrigiria também a criação de uma revenda com Cpanel/WHM próprio?
Não que esteja pensando em abrir revenda, mas quero entender a fundo essa questão. Afinal, se alguém me procurar para uma consultoria para abertura de empresa de hospedagem, qual seria o rumo? Comprar servidor)es) seria uma alternativa, mas bem cara na instalação e na manutenção. Teria que ter muito capital para impulsionar com publicidade a revenda. Qual o caminho para os pobres mortais?

Ter licença do Cpanel não representa ter emails funcionais no servidor.
Ele apenas lhe da recursos para isso.
Mas Digital Ocean por exemplo não permite envio direto de emails a partir do servidor.
Neste cenário mesmo com licença Cpanel não teria emails funcionais.

Sobre ter uma revenda que consiga entregar um serviço de qualidade precisa primeiramente ter uma boa equipe técnica para diversas funções inclusive suporte ao cliente e também boa equipe de marketing pois esse mercado é bem concorrido.
Acredito que no mínimo 4 pessoas se tornam necessárias.

Já fiz as contas algumas vezes e sinceramente não incentivo essa ideia.

1 curtida

O que vale a pena é ter conhecimentos avançados sobre segurança e desempenho principalmente para Wordpress e oferecer esse tipo de serviço.
Bons profissionais na área são poucos e os valores por esse tipo de trabalho são significativos.

1 curtida