Acesso por chave pública

Como faço para navegar entre os 5 servidores que tenho na Hetzner usando chave públicaz e privada em vez de usar senha root?

No caso de eu querer alternar, é possível desabilitar a chave root, e depois, se em algum momento, mesmo estando por chave, eu quiser alternar para root, tem como?

Sobre os acessos.
Você pode gerar sua chave em o puTTYgen, subir essa chave para sua conta Hetzner, utilizar a chave para fazer login no server e salvar a seção.

Sobre alterar a chave tem sim como fazer.
Mas sinceramente fiz isso somente uma única vez até hoje e não lembro bem como fazer.

Sim, na verdade alterar a chave pública e privada é fácil. Minha dúvida é sobre duas outras questões. A primeira é se eu consigo transitar arquivos entre dois servidores, ambos usando chave pública. Exemplo: enviar arquivos de servidor 01 para servidor 01, ambos estando com chave pública. A outra dúvida é se dá pra entrar por chave pública e habilitar novamente, apenas por alguns minutos, o acesso root, caso necessário por alguma circunstância especial, mas sem abrir mão do uso da chave pública.
Em síntese: após usar por alguns minutos o root, desabilitá-lo e manter apenas o acesso por chave pública.

Sinceramente não sei lhe responder.
Nuca cheguei a utilizar nenhuma das configurações que mencionou.

O que eu queria saber era como armazenar a mesma chave pública em todos os quatro ou cinco servidores que tenho, de modo que, ao estar em um computador onde tenho a chave privada, eu possa transitar entre esses servidores, transferindo dados entre eles normalmente, mesmo desativando o acesso por login root.