A mudança no PHP foi desfeita

Olá Gabriel, tenho alguns clientes questionando sobre esse problema que anda acontecendo nos servers com wordops de não conseguir editar os códigos pelo Editor de temas, como resolvo?

“Não foi possível se comunicar com o site para verificar possíveis erros fatais e, por isso, a mudança no PHP foi desfeita. Você precisará enviar o arquivo PHP alterado de outra forma, como através de SFTP, por exemplo.”

Me parece que simplesmente erraram a edição do arquivo.
Ou seja, o código que inseriram ou alteraram está com erro. Por isso o Wordpress não deixou alterar.

Não é problema no servidor e sim na alteração que seu cliente realizou.

Então mais isso é algo que acontece independentemente do que eu alterar, inclusive esse print eu que fiz, não importa a alteração.

Por esse motivo que eu acho que é um camada de proteção do servidor, o ruim que não sei como desativar isso.

Pode ser algum plugin de segurança do Wordpress.
Mas o WordOps não implementa nada que possa afetar essa alteração.

Não tem plugin de segurança. Eu estava olhando na internet aqui eu vi uma dica, mas não adiantou pra mim, mas vou verificar uma alternativa.

Pessoalmente não tenho costume de editar nada direto pelo Wordpress e por isso nunca notei nada a respeito.
Mas fiz uma rápida busca por aqui também e parece ser uma proteção do próprio Wordpress implementada depois da versão 4.9

No caso.
Ele verifica se tem erros no código e não deixa salvar a alteração.
Neste seu caso em específico acredito que já exista alguma falha ou incompatibilidade no código nativo do tema ou plugin que está editando e por isso não deixa salvar.

Acredito que a forma mais simples de resolver isso é realizar a alteração direto por FTP.
Para não sair do painel do Wordpress posso sugerir o plugin Wp File Manager.

Só se o erro já estiver nativo no código kk, mas pelo que eu vi aqui a melhor alternativa vai ser por sftp mesmo ou esse plugin que você citou.

De qualquer forma obrigado.

Sim.
É bem comum devido as atualizações.
E mesmo que a falha seja mínima o Wordpress não permite salvar mas “tolera” a falha se já existe antes da alteração.

Pessoalmente acredito que isso tenha relação com as atualizações automáticas de plugins que quebravam muitos sites.
Acredito isso seja uma forma de barrar atualizações automáticas caso tenham falhas críticas.

Entendo perfeitamente isso que você disse.

Pesquisando aqui encontrei uma solução.

SOLUÇÃO que encontrei e deu certo!

No arquivo wp-admin/includes/file.php em:

if ( $is_active && 'php' === $extension ) {

Altere para:

if ( $is_active && 'php' === $extension && false ) {

Só salvar em seguida.

Legal.
Apenas tenha em mente que ao atualizar o Wordpress essa alteração será desfeita.
Mas acredito que tenha uma forma de incluir uma regra no wp-config.php para tornar essa alteração permanente.

Sim, eu tenho em mente sobre essa questão. Caso tiver alguma ideia de como incluir isso no wp-config.php para tornar essa alteração permanente ajudaria muito.