Woocommerce melhor configuração?

Pessoal, to iniciando uma loja, após testar várias plataformas, decidi usar o Woocommerce, tenho receio de fazer alguma configuração e futuramente precisar migrar e ter dor de cabeça com isso, tem muita indicação pra melhor performance na internet, alguns falaram que Maria DB tem melhor desempenho pra Woocommerce, usar com Litespeed… Usar Agius, AAPANEL, WordOps…

Vou usar VPS Vultr High Frequency no Brasil

Qual melhor configuração na opinião de vocês?

Eu, sem nenhuma dúvida usaria WordOps com WpRocket.

Aí nesse caso não precisaria usar o Fast CGI nem o Redis?

Ví que da pra usar WP Rockect com o Redis, vc aconselha?
E recomenda Maria DB ou algum outro?

Usa a configuração nativa do WordOps para Rocket.
wo site update dominio.com --wprocket

O redis pode testar. Ele vai otimizar as requisições do banco de dados.
Neste caso apenas instala o pacote do redis no servidor com:

wo stack install --redis

Em seguida instala e ativa o plugin do redis no Wordpress.
Mas somente usaria o redis se o servier tiver bastante RAM.

P.s: O redis costuma funcionar muito bem. Mas em alumas situações pode causar conflitos com carrinho de compras do Woo.

Sobre versões de banco de dados.
O WordOps usa nativamente o Maria DB. É a melhor opção.
Nao precisa se preopupar com isso.

Sobre php.
Atualmente o WordOps usa por padrao o php8.0.
Se perceber imcompatibilidades com algum plugin, volta para o 7.4
Para alterar a versão php usa o comando:

wo site update dominio.com --php74

Uma explicação sobre por que dessa configuração.
Em poucas palavas. Por que funciona lindamente.

Mas vamos lá.
O WordOps trabalha com Nginx.
O Nginx costuma ter desempenho muito melhor com solicitações fora de cache.
Isso significa que o backend do seu Wordpress vai ficar bem mais rápido o que é importante principalmente para loja com muitos produtos.
Como vai usar Woo, terá muitas solicitações fora do cache e o Nginx lida muito bem com isso.

Sobre o Rocket.
Ele detecta automaticamente o Woo e faz todas as excessões de cache necessárias para garantir compatibilidade.
Com o Rocket também é possível fazer cache para usuários logados e como é loja onde terá muitas pessoas fazendo login no site isso vai otimizar muito o desempenho e reduzir solicitações do ao servidor.

Se conseguir usar o Redis será fantástico.
Vai diminuir requisiçoes ao banco o que ajuda muito.

É simplesmente a melhor configuração que conheço para esse propósito.

Observação.
Como vai usar server no Brasil, não ativaria o proxy do CloudFlare.

Olá, fiz como vc falou e deu certo!

O desempenho ta show, ainda não testei o Redis, estava pesquisando aqui, com esse comando:
wo stack install --redis
tem diferença pra esse:
wo site update dominio.com --wpredis ??

Fiquei na dúvida

O servidor é no Brasil, mas se não uso o CDN do Cloudflare, o GTMetrix reduz a nota, tem alguma alternativa ou não é necessário?

Dessa forma você vai ativar o cache de pagina do Redis.
Mas você vai usar o rocket para essa funçao.

Com:
wo stack install --redis
Você apenas instala os pacotes do redis no servidor, mas até aí ele não faz nada no site.
Quando você instala o plugin do redis no site e conecta ele com o Redis instalado no servidor ele faz cache apenas de objetos que o WpRocket não faz.

O GtMetrix vai sim baixar a nota por que ele detecta a ausencia de CDN.
Mas isso seria completamente redundante por que o servidor está no Brasil.
Pde ignorar isso.

De toda forma, ainda é interessante usar o CloudFlare pois é possível aprimorar desempenho e principalmente segurança com ele.
Mas no seu caso em expecífico, com loja, WpRocket e server no Brasil testaria inicialmente sem CloudFlare.

Qual a vantagem nisso? Seria o google olhar por outros olhos em questão de SEO, IP, etc?

Maior vantagem do CloudFlare é CDN.
Server no brasil dispensa CDN.
Otimizações de segurança e desempenho pode fazer direto no server e no Wordpress.
O CloudFlare facilita mas não é indispensável.
E com loja pode gerar vários conflitos desnecessários.

Rocket faz cache para usuários logados e trata todas es exclusões necessárias para loja.
Só isso.

1 curtida

Fala Gabriel, desculpe reviver um tópico antigo. Mas minha dúvida era a mesma do amigo, também tenho uma loja virtual com woocommerce que esta em um servidor no Brasil da vultr. Seguindo suas dica aqui nesse post me fez entender perfeitamente. Só me restá uma dúvida agora, posso seguir essas dicas para um site com woocomerce gerenciado pela agiuscloud? Tendo em vista que lá eles usam easyengine e não wordops?

Pode sim.
Sem problemas.

Show, obrigado!