Uma configuração para vários servidores

Pessoal,
Eu consigo criar um “modelo” de servidor para que eu consiga clonar em outros droplets?

Mais especificamente: Eu acabei de criar um droplet novo, fiz toda a segurança, deixei ele rodondinho… Vamos supor que eu venda um serviço de configuração de servidor para um cliente.

Eu consigo Clonar esta máquina que eu criei para uma outra na digital ocean? Quero não ter todo o trabalho novamente de instalar o wo, firewall etc…

Fui claro?

Abraços

Melhor sempre refazer do início.
Sempre tem atualizações e melhorias. Se clonar uma configuração perde essas melhorias.
Pessoalmente configuro do zero para sempre ter tudo executando na última versão.
Também não vale a pena por que a maior parte das configurações são aplicadas sob o domínio e como os domínios são diferentes acaba tendo praticamente o mesmo trabalho fazendo do início que clonando um droplet.

Para finalizar ainda tem configurações personalizadas como por exemplo as keys do CloudFlare que vão ser diferentes se usar outra conta do CloudFlare e também a configuração do Hosts por que o IP é diferente.

1 curtida

Vou pesquisar na net como fazer um script que ao menos vá executando os passos que não necessitam de domínio tipo configuração de data, wordop, firewall etc…

Obrigado.