Servidor Dimensionar recursos

Olá! Tenho o seguintes projetos que pretendo migrar para DO. 01 Site wordpress, com woocommerce, com LearnDash, 100 alunos, 80 acessos diários, Não simultâneamente, e um subdomínio que consome deste site. Outros 06 sites institucionais, com tráfego de baixo a médio. O Site de Cursos usa 45a 50 gb de disco. Se Eu começar com um servidor de 160 GB , 4vCPUs etc…de 28 dólares, será o suficiente para RODAR esses 07 sites?
Além disso preciso fazer a migração de 05 sites iniciais. Se tiver alguém da comunidade que puder me prestar uma assessoria nesse processo de criação e migração, agradeço.
Cordial abraço a todos.

Vamos lá.
Em processamento, acredito que não precisa de um servidor com esse dimensionamento.
Inicialmente gostaria de entender sobre esse armazenamento de 50gb
Isso é bastante e talvez seja melhor armazenar em algum serviço de armazenamento de objetos como o S3 ou Spaces.
O que exatamente tem nesse armazenamento?

Arquivos de vídeo?
Imagens?
Galeria do Wordpress?

Prezado mestre Gabriel. Recebi vossa resposta no meu Gmail. E acabei lhe respondendo por lá. E lhe envie uma arquivo anexo e um link.
Todos os vídeos dos cursos no site estão na Plataforma Vímeo e/ou Youtube, e são incorporados no site. Esse site de cliente Divide recursos de um Dedicado que tenho na Hostgator e pretendo Migrar este site com um subdomínio e outros 03 sites. Para isso desejo dimensionar bem o servidor. Posso deixar isolado o site com mais recursos em um Server e colocar os outros 03 sites ou mais em outro. Preciso de uma assessoria somente agora na Migração e configurações mais avançadas do Server. Depois continuarei com teus cursos e farei sozinho.
Gratidão e parabéns pelo belíssimo trabalho.

A comunidade envia uma notificação sobre tópicos respondidos por email.
Mas vamos manter a comunicação por aqui. Recebo centenas de emails por dia e simplesmente não consigo responder por lá.

Sobre o “tamanho” do servidor. Sempre recomendo começar pelo menor pois geralmente é suficiente e aumentar somente se necessário.
A questão que preciso entender é sobre esse armazenamento de 50GB.
Raramente um site precisa disso tudo. Então quero entender do que se tratam esses 50GB para lhe orientar sobre o server.
Inicialmente preciso desta informação.
O que está alocando esses 50GB.

Prezado Professor. Estou lhe enviando um Link de 01 arquivo PDF dados servidor para análise que estão no meu Driver. Consumo Disco e outros dados obtidos do Cpanel da conta. Por gentileza meu caro amigo, dê uma olhada e me diga. Penso que os dados estavam errados. Ok Agradeço muito tua preciosa colaboração e tenho que trabalhar e estudar muito hoje para migrar o sites. Forte abraço. Ah! segue também um link do DVD show que fiz ao Piano de minha obra musical…

Arquivo PDF Dados Servidor para Analise
ARQUIVO PDF Dados Servidor.

Link show musical Show Musical Telê.

Estou vendo com o técnico…Existem dados errados. Ok Já lhe passa os dados corretos. Gratidão.

Prezado Professor Gabriel. Veja só. O Real consumo de Disco é de 17 gb de 80 apenas isso. O problema também esta no subdomínio que está consumindo recursos da conta junto no Cpanel. Aguardo seu parecer como Mestre…e lhe sou muito grato desde já.
Forte abraço.

Ótimo.
Obrigado pelas informações.
Mais algumas perguntas.
Todos os sites são Wordpress?
Emails do domínio, cria pelo servidor ou usa alguma aplicação externa?

Prezado professor. Todos os domínios foram criados e pagos na Registro.br e feito o apontamento DNS para O Servidor. Todos os sites são em Wordpress, utilizo plugins originais, mantenho sempre todos os plugins atualizados e excluo os que não utilizo. Uso o RoundCube no Webmail da Hostgator e configuro o SMTP . Normalmente para cada conta de domínio (site) uso 03 contas de e-mail. Contato - Suporte e Admin. Uso um CRM instalado no Wordpress Fluent CRM para campanhas etc. No mais são plugins padrões. O meu Cpanel utilizo SO CentO7 na versão mais atualizada. Passei o Dia todo estudando e vendo teus vídeo. Porém como Usar o aaPanel, intalar tudo configurar tudo corretamente até que Eu fique mais entendido no assunto, gostaria de ter uma assessoria para pelo menos migrar esses 03 sites iniciais. O Resto…vou aprendendo dia a dia no seu Curso.

Show de curso e muito bem estruturado
Minha gratidão.

Para acessoria neste momento realmente não é possível.
Não vou me comprometer sabendo que não terei disponibilidade no momento.

Mas posso ir lhe orientando por aqui e acredito que será melhor assim você já vai aprendendo durante a configuração e tudo ficará mais fácil daqui para frente.

Algumas sugestões.

Servidor:
Atualmente recomendaria Hetzner.
Os preços são os melhores e agora com data center nos EUA com certeza é a melhor opção custo benefício.
Neste link tem 20 euros de cupom.

Inicialmente tenta abrir conta na Hetzner.
Eles são um pouco burrocráticos para abertura de conta. Alguns alunos tem relatados dificuldades na aprovação da conta.

Depois de abrir a conta acredito que um servidor de 7 Euros vai lhe atender muito bem.

Configuração do servidor:
Como todos os sites são Wordpress não utilizaria aaPanel.
Para Wordpress o WordOps é muito mais estável e principalmente o backend será muito mais rápido com o Wordops.
A administração dele é por SSH mas é bem facilitada e manutenções são muito raras.
Para Wordpress é a melhor configuração que já testei.

DNS
Para DNS recomendaria usar o CloudFlare.
Tem rotas melhores o que ajuda no desempenho e tem recursos de segurança e desempenho extras que em algumas situações são muito úteis.

Email.
Nesta confgiuração vai perder email direto no servidor.
Vai precisar migar suas contas de email para algum serviços externo como Google, Amazon, Umbler ou algum outro.
Acredito que esse é um bom primeiro passo.
Por isso sugiro começar por aqui.

Olá Professor. Não tinha visto o aviso da Hetzner. Porém já criei a conta na Digital Ocean e já aprendendo a lidar com o aaPanel. Não tenho habilidades para usar o SSH por linha de comando o que, pretendo fazer, pois estou estudando para isso. A Digital Ocean não teria como me atender? Não tem como começar por ela? Tem algum tutorial de criação da conta, instalações e confgurações? Agradecido pelo retorno. DIGO isso porque preciso Migrar estes sites, já reduzir o custo e NÃO tenho conhecimento nenhum do WorOps e neste momento já vinha aprendendo o aaPanel. Outra coisa é que já tenho Usd 100 doláres de crédito na Digital Ocean. Posso Usar o WordOps na Digital Ocean

Prezado professor. Somente mais uma questão. Até que Eu aprenda e tenha confiança no WordOps em linhas de comando etc… Tem como utilizar um servidor com aaPanel na Digital Ocean? E depois Utilizar o WordOps na Digital Ocean?

A Digital Ocean atende sim, e muito bem.
Mas os preços são maiores que da Hetzner.
Se não me engano os créditos da Digital Ocean expiram em 60 dias.

Se preferir continuar com aaPanel e Digital Ocean também vão lhe atender muito bem.
Mas pessoalmente prefiro Hetzner com WordOps.

Pode sim.
Também utilizo este ambiente por aqui com alguns projetos e funciona perfeitamente.
Se não fosse uma boa opção não indicaria.

OK Mestre… Então meu amigo, prefiro começar na Digital Ocean com aaPenel, otimizando tudo o que eu puder nos meus Sites Wordpress e com LiteSpeed. Enquanto isso vou estudando muito contigo, no curso da academy, aprimorando e sentido mais segurança com SSH etc…etc. Ok Qual o SERVER que devo utilizar na Digital Ocean. para O site de curso??? e Para os outros vou começar como disse usando Primeiramente os mais simples e fazendo Upgrade depois.
Já estou Estudando o WordOps…que é super novidade pra mim. Mas SE eu conseguir mesmo com aaPanel obter Mais Performance, mais ganho de velocidade tudo o que o DEDICADO não me deu na Hostgator…JÁ TÁ BÃO DEMAIS Ok… Gratidão sempre.

Sobre servidor, começa sempre com o menor.
Apenas aumenta se os gráficos mostrarem alto uso de recursos ou se precisar de mais armazenamento.