O que consome mais recursos (banco de dados ou arquivos)?

Eu queria ter uma ideia de o que consome mais. Um banco de dados ou os arquivos como páginas php do wordpress e fotos de um site. É possível eu ter os arquivos php e fotos em um site e conectar o banco de dados em um outro serevidor com banco diferente? Pergunto isso porque queria balancear os recursos. Um site com menos recurso (para o que consumir menos) e outros com mais recursos, para o que consumir mais.

O consumo de recursos do servidor vai depender das solicitações feitas pelo site e pelo trafego.
Se seu site ou público realiza mais solicitações php então seu PHP vai consumir mais recursos.
Agora se seu site tem a necessidade de realizar muitas requisições (leitura e escrita) no banco de dados isso fará que o banco de dados consuma mais recursos.

Então não tem como lhe responder essa pergunta.
A resposta é um grande “depende”.

De toda forma, o que deve fazer é buscar reduzir ao máximo tanto requisições php como mysql e a melhor forma de fazer isso é um cache bem configurado.

Os meus sites são todos de notícias. Acessam o tempo todo informações noticiosas de política, polícia, esporte, etc. Então, nesse caso, é provável que o banco de dados consuma mais recursos, não é? As fotos ficam no servidor, mas quando alguém requisita uma matéria, primeiro é lido o banco de dados que vai enviar o comando pra a foto e o texto da notícia serem exibidas, não é?

Mais ou menos isso.
Mas novamente, vai depender do cache.
Você pode monitorar com o htop para ver o que consome mais recurso.