Migração de um site para o aapanel

Estou configurando um servidor AAPANEL na Linode e vou criar um site novo para testes.
Após os testes caso seja aprovado, gostaria de saber se eu migrar um site que já está no ar na Agius Cloud, utilizando a Digital Ocean, vai ter alguma perda de desempenho, basta eu fazer as configurações de desempenho que funcionará como os demais que criei diretamente no AAPANEL ou terei de fazer mais alguns procedimentos?
Na hora da migração para não tirar o site do ar, o correto seria fazer todas as configurações acessando o novo site através do direcionamento no arquivos hosts do meu computador? Ai deixo para fazer o apontamento do DNS e a ativação do SSL depois que o site já estiver migrado e funcionando direitinho?
Há mais alguma coisa a fazer para não derrubar o site antes do novo estar no ar?

Você pode migrar o site e ativar o SSL sem alterar o DNS.
Pode fazer tudo apenas alterando o hosts, sendo assim o site não ficará off em momento algum.

Somente a instalação e configuração do Lite Speed Cache recomendaria fazer depois de alterar o DNS assim vai conseguir utilizar ferramentas como gtmetrix para realizar os testes.