Migração de sites entre droplets

Fala, Gabriel. Tudo tranquilo?

Atualmente tenho dois droplets mínimos na DigitalOcean, cada um com alguns poucos sites.
Estou querendo migrar os sites do droplet mais antigo para o mais recente e fazer um resize nele para ter uma máquina com melhor performance e centralizar todos em um só e também por ser uma instalação que eu sei que está mais atualizada e sem erros (fiz seguindo as aulas).

Em ambos os droplets foram instalados os sites com o WO, mas existem algumas diferenças entre eles e é justamente aí que entra a minha dúvida.

No droplet mais recente o sistema é o debian 10 x64 e a versão do PHP nos sites é o 8.0
No droplet mais antigo o sistema é o ubuntu 20 x64 (não tenho certeza) e tenho sites com versões diferentes (7.2, 7,3 e 7.4).

Assisti esta aula e estou pensando em executar esse processo para fazer isso.
A dúvida é:
Pode gerar algum tipo de conflito essas diferenças de droplets e versões de PHP e eu acabar me enrolando em algo visto que o que entendo desse mundo de servidores, ssh, banco de dados e tudo mais é o que assisti das aulas aqui do Gerenciando Web?

Pode fazer sem receios.
Acredito que tudo vai funcionar corretamente.
Apenas recomendaria ir fazendo snapshots no decorrer do processo para ter mais tranquiliade.
Faz um antes de começar, outro depois de migrar o primeiro site, outro depois do segundo site.
Assim ser tiver qualquer problema ou dificuldade pode restaurar tudo para antes do problema e tentar novamente.

Show de bola, Gabriel. Fiz a primeira migração e aparentemente deu tudo certo.
Porém, no processo enquanto o site parecia não ter migrado e ficava redirecionando para um outro site acabei dando um rm -r no arquivo force-ssl-dominio.com.conf de site que estava redirecionando.

Achei que era esse arquivo que você mencionava que poderia aparecer neste local, mas pelo que entendi este é um arquivo que redireciona o http para https.

Como faço para recriar este arquivo dentro desta pasta? É possível?

Tenta remover o SSL com
wo site update dominio.com --le=clean

Depois instala o SSL novamente.

Joia. Deu tudo certo neste primeiro.

Já o segundo foi tudo ok, fez o update pro SSL e tudo, mas o site não carrega. Carrega uma página em branco, como se não tivesse conteúdo nenhum.

E no /wp-admin aparece o seguinte no lugar da tela de login::

Onde será que eu deixei passar alguma coisa?

O prefixo da tabela no wp-config.php está OK?
É possível que seu site estava com prefixo de tabela diferente da atual do wp-config.php

Sim. Ambos estão com o prefixo padrão do WordOps ‘wp_’

Única diferença que encontrei nos dois wp-config.php é esta parte aqui:

antigo:

if ( ! defined( 'ABSPATH' ) ) {
        define( 'ABSPATH', dirname( __FILE__ ) . '/' );

novo:

if ( ! defined( 'ABSPATH' ) ) {
        define( 'ABSPATH', __DIR__ . '/' );
}

Não sei se tem alguma relação.

rodei um wo site update apareceu o seguinte:
image

Não é isso não.
Me refiro ao: table_prefix = 'wp_';

Ambos estão assim:
antigo:
image

novo:
image

Parece OK.
Se simplesmente continuar, sonsegue acessar o painel do Wordpress com os dados antigos?

Não consigo acessar o painel. Na página de login aparece isso:

image

Quando aperto em continuar ele puxa os dados do primeiro site que instalei no WO.
Fiz isso no outro site também, também deu a mesma coisa.

Pensei que poderia ser permissões, mas executei os comandos que você colocou em um outro post aqui e continua a mesma coisa.

Vou refazer todo o procedimento para ver se deixei passar alguma coisa.
Uma pergunta antes: pode ser algum conflito de versões de algo? wordops, php, wordpress ou plugins desatualizados? São sites mais antigos (2020) e não fiz nenhuma atualização neles já faz um tempinho.

Não é conflito.
Você tem alguma coisa errada no configuraçao relacionada ao banco de dados.
Tem certez que subiu o backup do banco de dados do site correto.
Se ele redireciona para outro site acredito que o banco possa ser de outro site.

Sim, subi o correto. Até fiz o backup do banco novamente e reenviei via sftp para o novo droplet pq também achei isso. Mas continuou a mesma coisa.

Já deletei o site aqui no droplet novo e vou refazer o processo. Talvez deixei algo passar que não estou conseguindo perceber. Depois aviso se deu certo ou se continua com o mesmo problema.

Se puder detalhar o passo a passo que executou por favor.
Pois não basta subir por FTP
Precisa restaurar o banco de dados depois de subir ele.

Fiz aquele processo passo a passo que você mostrou na aula.

Pegar os dados do BD com cat no wp-config.php
usar o comando

mysqldump -p -u user banco > banco.sql

para fazer o backup do BD, trocando user e banco pelas informações que estão no wp-config.php.

Enviei via sftp para o server novo

Aí peguei os dados do novo BD com wo site info dominio.com e fiz o upload do backup com o comando

mysql -p -u user banco < banco.sql

Troquei as informações do user e banco em ambos os casos.

Fiz novamente o processo agora, passo a passo e novamente deu tela branca.
Tentei acessar alguns links do blog também, também da tela branca.
No /wp-admin aparece novamente esta página:
image

Os prefixos das tabelas são iguais ‘wp_’ nos dois lugares (ambos são instalações com o WordOps).

Tem algum comando que eu possa rodar pra identificar onde está o erro? Ou algum log que consiga acessar para ver isso?

Uma outra observação que não tinha reparado no processo passado.

A tela branca já aparece desde antes de ativar o SSL e com o server apontando apenas no hosts.
Achei que poderia ser isso também, mas ao trocar o IP do server e ativar o ssl continua o mesmo problema.

Outra informação, não sei se faz diferença ou não.

O server novo está com mariadb
O server antigo usa mysql

Envia o acesso ssh deste server para [email protected]
Vou verificar.

1 curtida