Mautic não Envia E-mails (nem de teste)

Gabriel,

Clico no botão “Testar conexão” e a resposta é “Sucesso!”, mas ao clicar no botão “Enviar email de teste” a animação de que está executando é exibida, mas não mostra nenhuma mensagem se deu certo ou não. Também não recebo esse e-mail.

Estou usando o Mautic na Digital Ocean em um subdomínio, SMTP da Amazon SES (em produção), domínio verificado, e-mails verificados, tarefas CRON criadas para o usuário APACHE (pelas pesquisas na internet, no CentOS, não existe o usuário www-data. No seu lugar, usa-se o apache). Estou usando como e-mail de envio o mesmo do usuário do Mautic e todas as pastas estão como “Gravável” na opção “Permissões de Pasta & Arquivos”.

Nas configurações de e-mail do mautic, uso a opção “Amazon SES”. Deixei assim porque ao usar o comando nmap, retornou que as portas 25, 465 e 587 estão abertas (no meu entendimento, embora tenha ficado com dúvidas). Resultado do comando abaixo. Também configurei para enviar usando “Fila”, não imediatamente.

[root@Centos ~]# nmap -Pn 465 email-smtp.eu-west-1.amazonaws.com
Starting Nmap 7.70 ( https://nmap.org ) at 2020-05-28 09:49 -03
setup_target: failed to determine route to 465 (0.0.1.209)
Nmap scan report for email-smtp.eu-west-1.amazonaws.com (34.250.163.65)
Host is up (0.083s latency).
Other addresses for email-smtp.eu-west-1.amazonaws.com (not scanned): 54.171.34.56 52.209.243.30 52.49.60.45 52.208.176.178 52.213.58.190 52.19.16.61 99.80.215.46
rDNS record for 34.250.163.65: ec2-34-250-163-65.eu-west-1.compute.amazonaws.com
Not shown: 997 filtered ports
PORT    STATE SERVICE
25/tcp  open  smtp
465/tcp open  smtps
587/tcp open  submission

Nmap done: 1 IP address (1 host up) scanned in 11.81 seconds

Demora até 1 minuto para enviar e-mail direto para um contato. Em seguida, a tela fecha, é indicado o envio do e-mail no histórico do contato, mas não chega o e-mail para nenhum dos testados, quer do meu próprio domínio, quer do Gmail.

O log do Mautic mostrava alguns erros ontem. Quando fui ver agora para colar aqui, vi que o log está vazio.

Limpei cache mais de uma vez ontem, mas nada.

Tem algo que deixei passar? Recomenda abrir ticket na Digital Ocean pedindo para abrir as portas? Se sim, quais seriam?

Versão Mautic:2.16.2.
Versão PHP: 7.2.29.

mcastro05 tenta rodar o comando abaixo para ver se as portas estão fechadas.
nmap -p 25,465,587 ip-do-seu-droplet -> ex: nmap -p 25,465,587 142.93.189.227

Estou com esse mesmo problema e pelo que li precisa atualizar as configurações do firewall link da Digital Ocean

O problema é que na teoria é lindo, mas na prática mesmo seguindo as recomendações as portas continuam fechadas aqui.

Abri 3 tickets na Digital Ocean e nada de resposta ainda.

Se você conseguir resolver avisa por aqui, por favor.
Caso eu solucione, volto aqui com a solução.

Abs

@mcastro05
Se a conexão mostra sucesso tenho certeza que não tem nenhuma relação com portas ou com servidor.
Se não consegue enviar seu problema está relacionado as credenciais ou limitação de sua conta SES.
Preciso daquele log do Mautic para lhe dar um retorno preciso.

Coloca o envio como imediato e tenta enviar um teste.

@p.giacometo tenta executar como nmap -Pn

Gabriel,

Quando rodo com -Pn a resposta é idêntica ao do @mcastro05 ele aponta esse erro de setup, fica um tempo rodando e responde após uns 10 segundos dizendo que as portas estão abertas.

No entanto quando abri o ticket na DO eles enviaram um e-mail automático solicitando que rodasse o comando “nmap -p 25,465,587 ip-do-seu-droplet”

Nesse caso a resposta é a seguinte:

Host is up (0.000071s latency).
PORT    STATE  SERVICE
25/tcp  closed smtp
465/tcp closed smtps
587/tcp closed submission

Afinal, as portas estão abertas ou fechadas?

Gabriel, alterei para envio imediato e o e-mail teste chegou. Também chegou quando enviei a partir do contato.

Meu log continua vazio. Desde que instalei o Mautic, é a primeira vez que vejo o log sem nenhuma linha.

Usei o nmap como pediu. Veja o resultado. Se consegui enviar, como as portas 25, 465 ou 587 estão fechadas? Não entendi.

[root@Centos ~]# nmap -Pn 25,465,587 meu-ip
Starting Nmap 7.70 ( https://nmap.org ) at 2020-05-28 13:45 -03
Failed to resolve "25,465,587".
Nmap scan report for meu-ip
Host is up (0.0000030s latency).
Not shown: 990 closed ports
PORT     STATE SERVICE
22/tcp   open  ssh
80/tcp   open  http
110/tcp  open  pop3
111/tcp  open  rpcbind
143/tcp  open  imap
443/tcp  open  https
993/tcp  open  imaps
995/tcp  open  pop3s
3306/tcp open  mysql
8090/tcp open  opsmessaging

Nmap done: 1 IP address (1 host up) scanned in 3.60 seconds

Essa é minha grande dúvida também.

O problema é idêntico aqui. Mesmas respostas, tudo igual…

@p.giacometo, nunca aprendi tanto com diversos erros que tenho encontrado no meio do caminho. Embora o investimento de tempo seja considerável, na mesma proporção vem o aprendizado hehehe. Eu cheguei até a excluir hoje o firewall padrão que havia no Digital Ocean achando que pudesse ser problema de bloqueio por lá. Uso o firewall por enquanto (do CyberPanel) e lá a porta de SMTP está liberada.

@Gabriel, agora o log apareceu com estas linhas:

[2020-05-28 17:01:27] mautic.DEBUG: CONTACT: 4 set as current lead.
[2020-05-28 17:01:27] mautic.DEBUG: CONTACT: Tracking session for contact ID# 4 through GET /email/5ecfee3a29745296208046.gif
[2020-05-28 17:01:27] mautic.DEBUG: LEAD: Tracking ID for this device is oav4kvllxvhmb8ze3y266yt

@mcastro05
Como mencionei em seu outro tópico você não tem nenhum problema relacionado a portas.
Sua conexão com SES foi bem sucedida e com envio imediato do Mautic o email foi enviado.
Nesta situação me arrisco a chutar que as tarefas cron de seu Mautic não estão corretas ou você tem algum erro de permissão.
Inclusive a ausência de logs significa que não está sendo executada nenhuma tarefa e por isso reforço em pedir que você verifique as tarefas cron de sua instalação do Mautic.

Mas nessa questão não posso lhe auxiliar muito pois seu ambiente é diferente que conheço e mostro nos cursos.

@p.giacometo
Por favor, abre um novo tópico com mais informações.
Qual seu SMTP e qual a URL de conexão?
Qual firewall está utilizando no servidor?
Qual resultado do teste:
nmap -Pn url-do-smtp

Se possível anexar prints.

@Gabriel, obrigado pelas respostas. Não fazia mesmo sentido enviar e-mail e mostrar ao mesmo tempo que havia porta fechada. Insisti em comentar sobre isso porque o nmap parecia trazer respostas dúbias.

Vou buscar em algum fórum sobre as tarefas cron no CentOS pra ver se resolvo isso de vez. Valeu mesmo por sempre estar disposto a ajudar.

Sobre as tarefas cron.
Se não me engano você mencionou que usa CyberPanel.
Se for isso mesmo deve conseguir aplicar de forma muito semelhante ao que é feito pelo Cpanel.
Somente o caminho do diretório do Mautic muda dentro do comando do cron.

Isso, @Gabriel. Criei uma pasta e um arquivo no caminho indicado pelo CyberPanel e ele reconheceu as tarefas Cron. Aterei novamente para “fila”. Observei que a URL de callback fica sem os caracteres especiais ("/" e “:”) sempre que depois que salvo as configurações. Veja como fica:

path

O log agora mostra esse erro, justamente por não reconhecer o PathHeader como uma URL.

[2020-05-28 16:23:48] mautic.CRITICAL: Uncaught PHP Exception Swift_RfcComplianceException: “Address set in PathHeader does not comply with addr-spec of RFC 2822.” at meu-mautic/vendor/swiftmailer/swiftmailer/lib/classes/Swift/Mime/Headers/PathHeader.php line 138 {“exception”:"[object] (Swift_RfcComplianceException(code: 0): Address set in PathHeader does not comply with addr-spec of RFC 2822. at meu-mautic/vendor/swiftmailer/swiftmailer/lib/classes/Swift/Mime/Headers/PathHeader.php:138)"} []

Teste de conexão continua ok. Quando envio e-mail de teste ou direto para um contato, o Mautic redireciona para uma página com erro 500.

Já viu isso acontecer, de o campo de callback tirar os caracteres especiais?

Não vi exatamente isso.
Mas quando testei o CyberPanel também tive dificuldades com reescritas de urls e redirecionamentos.
Acredito que isso tem relação com Open LiteSpeed.

Recomendaria colocar seu Mautic em outro server utilizando as configurações que sugerimos.

1 curtida

@Gabriel, vou considerar sua sugestão de usar um server com as configurações que você aborda nos cursos do Academy. Antes disso, estou pesquisando como fazer funcionar as tarefas, já que os envios estão ocorrendo quando executo as linhas no terminal. O tratamento de bounce pelo Amazon SNS também funcionou. Obrigado pela ajuda de sempre.