Escolha do Sistema Operacional

Boa noite Galera, tudo bem? Atualmente estou utilizando uma Vps da Vultr, estou utilizando o Debian 9 x64 o suporte me orientou a mudar de sistema operacional, pois o Debian segundo o suporte, se tornou algo obsoleto.

Eu sou bem leigo no assunto, por isso eu não entendo praticamente nada, Qual sistema operacional vocês me recomendam?

Eu trabalho como afiliado, então o meu foco é apenas criar minhas páginas de vendas e se possível ter uma página minimamente otimizada.

Alguém poderia me orientar sobre qual sistema operacional seria o melhor para mim?

O Debian 9 realmente está obsuleto.
Hoje indicaria debian 10 ou 11.
O deian 10 testei amplamente e está perfeito.
Mas acredito que em aproximadamente 1 ano também estará obsoleto.
Embora tenha testado pouco o debian 11 já estou indicando para instalação do WordOps.

Sempre que tem essa necessidade de trocar de sistema operacional recomendo contratar um novo server, instalar o WordOps, migrar os sites e então destruir o server antigo.
Uma atualização de sistema operacional no mesmo servidor, embora funcione geralmente deixa algum lixo para traz e raramente entrega o mesmo desempenho que um server novo.

Então, eu utilizo a Vultr com a agius cloud, Você recomenda eu destruir meu server na Vultr e instalar um novo com Debian 11?

Eu iria apenas atualizar o sistema operacional dentro da Vultr.

A Agius infelizmente está a muito tempo sem receber atualizações.
Como a Agius está hoje não posso recomendar.

Minha recomendação seria contratar um server novo com Debian 11, configurar ele com WordOps e finalmente migrar seus sites.

Se fizer essa alteração de sistema todos os dados do seu servidor serão perdidos e sites serão deletados.

Acho que entendi, então a WordOps faz um papel semelhante a Agius, porém com mais eficiência ?

Sim. No presente momento o WordOps está mais atualizado e consegue entregar maior desempenho e segurança.
Mas ele é gerenciado por linha de comando.
Se puder, veja esse link.