Email alternativo

Boa noite! Onde encontro a aula que fala sobre a criação e utilização do email alternativo nos formulários do mautic… não estou encontrando.

Peço desculpas, mas não compreendi exatamente o que precisa fazer.
No caso, você quer enviar um email pelo Mautic utilizando remetente alternativo?

Olá Gabriel, boa tarde! Isso mesmo. Vi sobre isso em uma aula tempos atrás para ajudar a eliminar cadastros bots nos formulários, mas não estou encontrando.

Não era essa a função.
Isso é apenas para utilizar um e-mail alternativo para envio.

Hoje, é recomendado usar o Google Recapcha.
Pessoalmente utilizo o Re-Capcha através do OptimizePress.

A ideia não era semelhante a esta neste artigo não?

https://www.mautic.org/community-blog/eliminate-spambots-using-the-honeypot-method

Lembro que no seu vídeo era mais prático… esta sua aula não está mais no ar não?

A ideia era essa sim.
Mas (até onde sabia) ninguém aqui tinha utilizado esse método. E esse método ficou manjado, os bots foram atualizados e a grande maioria deles não caia mais nessa “armadilha”.
Então essa técnica não é mais considerada realmente eficiente.

Acabou que aquele curso antigo de Mautic ficou majoritariamente desatualizado e quando disponibilizei o atualizado deletei o curso antigo. Por isso não encontrou a aula.

Hoje, para prevenção de bots utilizo e recomendo o bloqueio por Geo Ip da Asia e demais localidades de onde não parte tráfego desejado e no formulário utilizo o recapcha.

Obrigado Gabriel pela ajuda, disponibilidade e paciência em explicar. Não é a toa que estou a bastante tempo contigo.