Atualização de MariaDB para Versão 10.3

Olá Pessoal!

Ao atualizar o Mautic para a versão 3.1 eu recebi esta mensagem no LOG

mautic.ERROR: [UPGRADE ERROR] Exit code 1; Your database version (5.5.5-10.1.20-MariaDB-1~jessie) does not support generated columns. Upgrade at least to 10.2.6 and update db_server_version accordingly to get the speed improvements.

Estou usando WO em Linux mautic 4.9.0-12-amd64 #1 SMP Debian 4.9.210-1+deb9u1 (2020-06-07) x86_64

Qual seria o comando para atualizar o MariaDB para a versão 10.3?

Obrigado!

Tenta simplesmente atualizar o WordOps com wo update
Verifiquei em uma instalação do WordOps que fiz a uns 2 meses e a versão do MariaDb já é a 10.3.22.

Oi @Gabriel eu já tinha feito essa atualização, mas continua aparecendo: A atualização do Mautic não pôde ser completada com sucesso por causa do seguinte erro: Um erro ocorreu enquanto o banco de dados era atualizado. Verifique o log para mais detalhes.

Então no log aparece a informação acima.

Parece que é necessário fazer a migração do banco do Mautic da versão antiga para a nova. Mesmo quando já existe a versão nova no servidor!

Veja a versão do MySql com o comando mysql -v
Deve ter um retorno com a versão do seu servidor.

Mas, de momento recomendaria manter o Mautic na versão 3.
O Mautic 3 mudou completamente, as tarefas cron precisam completamente alteradas e vejo alguns relatos de falhas de diversos usuários.

Pessoalmente vou aguardar algum tempo para usar a versão 3.

Feito:

Server version: 10.3.23-MariaDB-1:10.3.23+maria~stretch-log mariadb.org binary d istribution

Copyright © 2000, 2018, Oracle, MariaDB Corporation Ab and others.

Eu ainda estou rodando a versão 3.0.2!

Gostaria de lhe dar um feedback mais preciso sobre como resolver essa questão no seu caso.
Mas o WordOps é um tipo de compilação de scripts e serviços e simplesmente alterar a versão de um deles é um pouco complicado pois pode gerar incompatibilidades.

De toda forma a versão atual do serviço de banco de dados do WordOps é 10.3.24-MariaDB
Até onde pesquisei é compatível com o Mautic 3xx

Como desencargo de consciência configurei um server novo com WordOps e instalei o Mautic 3.1
Tudo funcionou perfeitamente.
Por isso acredito que a dificuldade que está enfrentando tem outra causa.
De toda forma acredito que você poderia configurar um server novo com WordOps, instalar o Mautic 3 nele para somente depois fazer a migração.
Acredito que vai funcionar.

Olá @Gabriel, eu deixei a instalação assim mesmo até agora. Está na última versão v3.1.2 - A questão continua sendo que no comando -> php bin/console doctrine:migration:migrate eu tenho o seguinte problema -> Your database version (5.5.5-10.1.20-MariaDB-1~jessie) does not support generated columns. Upgrade at least to 10.2.6 and update db_server_version accordingly to get the speed improvements. O servidor está atualizado para a última versão, mas no local.php continua com a versão antiga!

A sua recomendação seria de criar outro servidor e fazer uma instalação limpa do Mautic V3.1.2 e depois importar o banco de dados da instalação antiga?

Atualmente minha recomendação é não utilizar o Mautic 3
Tem muita gente enfrentando dificuldades com ele.
Pessoalmente também voltei minha instalação para a versão 2 devido a problemas de integração com a Hotmart.
Mas esse erro em particular que você mencionou ainda não presenciei em nenhum teste com o Mautic 3.

Sobre versões do do Maria DB atualmente o WordOps trabalha com a versão 10.5
Também pesquisei sobre isso e não encontrei nenhuma indicio de conflitos.

Para atualizar o banco de dados pode usar o comando: wo stack migrate --mariadb
Mas faz um backup antes da atualização.

Você acha que se eu fizer uma nova instalação em um server novo e importar o banco pode funcionar?

Assim não perderia os dados!

Se instalar a mesma versão que utiliza atualmente vai funcionar sim.
As configurações do banco de dados do Mautic precisam ser compatíveis com versão do Mautic que será instalada.

Também observa como está configurado o prefixo da tabela para manter igual na nova instalação.